Voos coletivos
14/07/2022Cânion Fortaleza
15/07/2022CÂNION ITAIMBEZINHO
Localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra o cânion mais famoso, o do Itaimbezinho, exibe paredões que chegam a 720 metros de altura, formados por rochas cheias de fendas.
O nome de origem Tupi desperta a curiosidade. A palavra itaimbé é a junção das expressões Ita: pedra e aimbé: afiada acrescida dá terminação "Zinho". Mas, por que o diminutivo, se de pequeno este cânion não tem nada? O "Zinho" é explicado pelo uso habitual e carinhoso, dado as coisas pelos habitantes de origem portuguesa que aqui chegaram.
Outra dúvida em relação ao nome é que nem tupis nem guaranis viviam na região dos aparados. Nesta área prevaleciam outros indígenas do tronco linguístico Jê. Nesse caso a explicação é que no Brasil colônia o uso do Tupi era a regra, tão comum entre os habitantes que foi proibido pelo governo que queria impor o uso do idioma português.
Ao observar as paredes íngremes, que parecem ter sido cortadas a facão, sabendo o significado dá junção dos termos logo se entende o porquê do nome. Visitado por milhares de pessoas todos os anos, o cânion Itaimbezinho propicia a realização de diversas atividades, como trekking e passeios de bike. Na parte de cima é possível caminhar por duas trilhas: a do Vértice e a do Cotovelo. As duas são fáceis, indicadas para visitantes de qualquer idade ou preparo físico. Crianças e idosos, fazem o percurso e chegam aos mirantes sem dificuldades. Já na parte de baixo, os visitantes podem se aventurar na Trilha do Rio do Boi, uma verdadeira expedição por dentro do cânion.
- Transporte;
- Guia credenciado nos Parques que acompanhará as trilhas;
- Capa de chuva.
Trilha do vértice e trilha do cotovelo
Em torno de 7,5km de caminhada de nível leve
4 horas